Criando um roteiro para ser mais produtivo nos estudos para concursos

Estudar para concursos públicos não é fácil. Requer muita força de vontade e dedicação. Mas hoje vamos te ajudar a criar um roteiro para ser mais produtivo nos estudos. Confira!

Se você estava em busca de um roteiro que pudesse te ajudar a organizar sua vida de forma a ser mais produtivo e melhorar os seus resultados nos estudos para concursos públicos, então você chegou ao lugar certo. E o que você vai aprender aqui, certamente vai te ajudar muito, não só nos estudos, como também em outras áreas da sua vida. 

Estudar é muito mais do que apenas assistir aulas ou ler livros e apostilas de forma “mecânica”. Para reter o conteúdo e poder aplicá-lo ao seu dia a dia é necessário concentração. Para isso, sua mente precisa estar funcionando bem. 

Então, vamos ao roteiro básico que você pode aplicar nos seus dias para atingir suas metas e conquistar o que tanto deseja: sua vaga no serviço público. 

1. Conheça o seu relógio biológico e mantenha um ritmo 

Para obter êxito nos estudos, mais importante do que dormir cedo ou acordar cedo é manter um ritmo constante. Para algumas pessoas, acordar cedo é sinônimo de bom-humor, disposição e vitalidade. Para outras, é o mesmo que estragar o restante do dia.  Ou seja: ao contrário do que acreditava-se, cada pessoa tem seu próprio ritmo e existem diferenças de uma pessoa para outra. E isso é genético. 

Então, conhecer o seu ritmo e manter o relógio biológico sincronizado é fundamental para preservar a saúde e a qualidade de vida. 

Tem gente que é matutina e tem gente que é vespertina. Você precisa conhecer o seu perfil e então organizar seus estudos de acordo com ele. Uma pessoa matutina, por exemplo, vai render muito mais dormindo cedo, acordando cedo e estudando pela manhã. O oposto vale para as pessoas vespertinas.

Descubra seu perfil, o horário que você rende mais e comece a criar sua rotina de estudos!

2. Durma bem

Como você já viu aqui no item anterior, horário ideal para dormir e acordar não existe. Isso vai variar de uma pessoa para outra. O mesmo vale para a quantidade de horas: cada pessoa tem uma necessidade diferente. O sono ideal é aquele em que você acorda sem despertador e sentindo-se revigorado.

Se você é do tipo que só acorda quando o despertador toca e passa o resto do dia “se arrastando”, pode ser que você necessite de mais horas de sono.

E o sono é fundamental para todos, em especial para quem estuda. Porque um dos objetivos do sono é organizar as informações coletadas durante o dia e restaurar as fontes de energia.  É nesse momento de descanso que sua memória é consolidada, ou seja, que você assimila tudo que estudou durante o dia.

3 - Tome um café da manhã reforçado 

Alimentar-se bem é fundamental para a saúde do seu cérebro. Não deixe de comer/ beber algo para te dar a energia necessária para estudar.

4 - Pratique algum exercício físico 

Quem vai pensar em exercício físico quando tem uma pilha de apostilas para estudar, lives para assistir e resumos para fazer? Fazer atividade física pode parecer um mero detalhe nesse momento. Mas acredite: não é!  A atividade física faz o cérebro funcionar melhor, já que todo o corpo fica mais saudável e bem regulado. 

Principalmente neste período de isolamento social, exercício físico é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente. Afinal, eles liberam hormônios que te ajudam a se livrar do estresse. Portanto, já que não dá para sair de casa, busque por lives de profissionais qualificados e faça da sua casa a sua academia. Mas não deixe de movimentar-se! 

5 - Tenha um plano de estudos pronto

Procure organizar um plano de estudos, aproveitando todo tempo disponível. Os especialistas recomendam que, além de fazer um curso, o candidato também estude em sozinho. 

Uma outra recomendação é para que o candidato, em seu plano de estudos, reserve tempo para fazer constantes revisões da matéria e muitos exercícios, a melhor maneira para fixar todas as disciplinas. O importante é não desistir, não desanimar e continuar estudando. 

A primeira etapa para criar seu plano de estudo é montar um calendário de estudos, considerando algumas técnicas de gerenciamento de tempo. Com isto, até o dia da prova você irá conseguir estudar e revisar todas as disciplinas do edital, de forma equilibrada e lógica, reduzindo interrupções desnecessárias e mantendo a concentração e a agilidade mental; além de testar seus conhecimentos por meio de resolução de questões e simulados.

Defina a data em que deseja iniciar seus estudos e a data prevista para terminar (quando você já tiver a data da prova, definirá esta data como final. Antes da publicação do edital, você pode estimar uma data.); Defina quantas horas por dia você tem disponível para estudar e quantos dias na semana vai estudar. É muito importante criar metas realistas, para conseguir realizá-las. Assim, você  não vai se frustrar e perder a motivação ao longo do processo. Depois de definir quantas horas vagas você tem para dedicar ao estudo, você vai dividir essas horas pelas matérias do dia; Defina um tempo para resolver questões; Depois de estudar todo o edital é muito importante fazer simulados, pois através desta atividade você poderá medir seu desempenho e ver quais matérias e temas precisam ser estudados com mais afinco; Busque alternar as matérias durante o dia para dinamizar o estudo e dê pequenas pausas (isso ajuda a manter a mente atenta). Exemplo: de 7h às 8h - Estudar Língua Portuguesa (defina previamente o assunto que irá estudar); de  8h às 8h15 - descansar; de 8h15 às 9h15 voltar a Estudar Língua Portuguesa; de 9h15 às 10h15 - Estudar Direito Penal  (defina previamente o assunto que irá estudar); e por aí vai.

6 - Agora é hora de iniciar os estudos

Agora sim! Você está pronto para começar os seus estudos. Procure seguir à risca o que definiu no seu plano de estudos. Assim você consegue se organizar e realizar tudo que foi programado para ser feito.

Por fim, tenha em mente que as primeiras horas do seu dia, se bem aproveitadas, tornam o restante do seu dia muito mais produtivo. Tudo corre naturalmente.Esse é o caminho simples para que você alcance a excelência nos seus estudos.

Publicado: 22 de May de 2020