Para quem está começando ou pensando em entrar neste mundo dos concursos públicos, o receio e o medo são sentimentos comuns. Isso porque a concorrência costuma ser muito grande, na casa das dezenas, às vezes centenas, de milhares de participantes.

Sendo assim, é inevitável que sacrifícios sejam feitos para que se alcance as primeiras colocações, que garantirão a entrada no serviço público. Serão necessárias horas e mais horas de estudo para que se conquiste as vagas, e mesmo assim muitas pessoas ficam pelo caminho.

Se você é um desses que fica pelo caminho, não é hora de desanimar. A oferta de concursos públicos ao redor do país é vasta, tendo sempre várias chances de chegar ao êxito. Se você tem dúvidas de como conquistar este sucesso, confira o segredo de quem já foi aprovado em alguns dos principais concursos do país.

Felipe Monteiro – 1º lugar Polícia Civil-RJ

O Felipe Monteiro foi aluno da Degrau e conquistou sua aprovação no Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro para o cargo de inspetor. Mas não foi qualquer aprovação: o Felipe ficou com a 1º colocação entre os candidatos à inspetor. Segundo ele, o primeiro passo importante é buscar auxílio.

“Eu comecei estudando só com apostila e posteriormente entrei no curso da Degrau. Foi aí que dei uma alavancada nos estudos, porque os professores são muito bons e conseguiram me direcionar. Fazer um curso é essencial. Sem curso eu acho muito difícil ser aprovado. Com certeza a Degrau foi a chave para a minha aprovação. Eu estudei mais ou menos 1 ano e 8 meses para passar nesse concurso. Acredito que qualquer pessoa que se dedicar de verdade é capaz de passar. Mas tem que ter muita força de vontade.”

Michelle Gallotte – Aprovada no Concurso TJ-RJ

Uma das seleções mais disputadas do Rio de Janeiro é a para os quadros de apoio do Tribunal de Justiça do Rio. A Michelle Gallotti, que se preparou com a gente, conquistou uma das vagas para Técnico Judiciário na última seleção para o TJ-RJ. E ela garante que o maior desafio a ser superado foram as dúvidas:

“Acho que o maior desafio foi conciliar os horários e aquela dúvida: será que eu vou conseguir? será que vale a pena deixar de ir a uma festa, sem ter a garantia de passar? Mas eu resolvi que era isso que eu queria e foquei o máximo possível no meu objetivo. Não acho que exista um perfil de concurseiro. Acredito que qualquer pessoa pode passar. A única diferença é que algumas podem demorar mais do que outras.”

André Vicente – 1º lugar no INSS

Outro ponto importante para quem está seguindo o caminho dos concursos públicos é a forma de estudar. Não basta só ter muito tempo de leitura, mas principalmente qualidade nessa leitura. Foi o que destacou o André Vicente, que estudou na Degrau e foi aprovado em 1º lugar num dos concursos mais disputados do país, com mais de um milhão de inscritos, o Concurso INSS:

“Eu passei em 6 concursos públicos. Mas, no começo, eu achava que era só ler a matéria; e não é. Ler e estudar são coisas muito diferentes. Quando eu entendi isso, ficou mais fácil. Depois eu aprendi também, que é preciso estudar antes de ir para a aula, que é para você chegar com perguntas, com dúvidas.”

 

                              Fale agora com um consultor