Concursos Públicos: seja resiliente e abrace o sonho da aprovação

Resiliência é a atitude de quem não desiste dos seus objetivos em meio às adversidades da vida, podendo servir como lema para a classe de concurseiros.

Esses mais de dois meses de quarentena instaurada pelo poder público para preservar a saúde da população em meio à Pandemia do novo Coronavírus têm sido um verdadeiro teste de resiliência para quem está cheio de sonhos, projetos e planos para o futuro, como o de ingressar no serviço público através de concursos.

Resiliência: Essa tem sido a palavra do século, o sentimento da moda, o antídoto para nos curar das desilusões do mundo. Muitos usam essa palavra sem saber do seu real significado:

A Psicologia afirma que a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos, de se adaptar às mudanças e não ceder à pressão, independente da situação. Este sentimento cai como uma luva na realidade atual dos concurseiros, em que tiveram que adaptar sua preparação, nas limitações da própria casa, durante um período sem data para acabar. E essa incerteza sobre o futuro abrir caminho para que muitas pessoas desistam de tudo o que planejou antes da pandemia.

O Que eu faço para ser mais resiliente?

Se você está nesse dilema de desistir ou não do seu objetivo de passar em um concurso público, antes de tomar qualquer decisão que o faça se arrepender depois, procure trabalhar algumas habilidades que vão fortalecer a sua resiliência:

Evite pensamentos destrutivos: Por mais que a situação atual seja de calamidade pública, é preciso acreditar que sempre há uma luz no fim do tudo, que algum dia tudo isso vai passar e quando passar, realizaremos nossos sonhos. Quando nosso cérebro é ocupado por pensamentos catastróficos, de pessimismo extremado e de negatividade, automaticamente, isso acarretará em problemas para nossa saúde mental como a ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Preserve sua autoestima: Nesse momento, lembre-se das suas qualidades e competências, de tudo o que você fez e que te levou ao estágio atual, mesmo que todos nós tenhamos defeitos, mas que eles não podem nos travar e impedir nosso programa. Pelo contrário, você deve pegar suas imperfeições, analisá-las e corrigi-las para se transformarem em qualidades. Essa estratégia te ajudará a enfrentar os desafios com mais confiança, coragem e flexibilidade. Podemos dizer que resiliência é sinônimo de flexibilidade, pois por mais alto seja o nível do desafio, não devemos fugir dele, e sim  estabelecer formas para resolver os problemas da forma que se apresentam para você.

Estabeleça ou mantenha suas metas: A interrupção de muitas aulas presenciais de cursinhos preparatórios obrigou aos concurseiros modificarem a forma de se preparar. Nós, da Degrau Cultural, já compartilhamos algumas dicas essenciais para manter os estudos durante a quarentena, sobre formas de como planejar os estudos no isolamento social, além de disponibilizarmos ao nossos alunos a ferramenta Degrau Live , com aulas presenciais ao vivo e inéditas.

Aproveite esse período para criar cronogramas, etapas, formatos criativos de obter conhecimentos dentro das condições atuais, enfim, aproveite esse período para focar e se dedicar ao máximo aos seus projetos, para que, no fim disso tudo, você esteja totalmente pronto para concretizá-los.

22 de maio – dia do abraço

Infelizmente, os abraços devem ser evitados nesse período já que a contaminação da Covid-19 se dá pelo contato físico. Mas tem algo que você pode e deve abraçar: seus sonhos.

Muitos pensam que não dá para viver de sonho, que sonho não põe comida na mesa, não coloca dinheiro em casa, que é preciso viver a nua e crua realidade. Essas pessoas que pensam assim, talvez, não tenham sido resilientes o bastante para materializar seus sonhos.

A vida não é mar de rosas, não é fácil para ninguém. Sim, é preciso viver a realidade, manter os pés no chão, para poder construir caminhos que o leve até seu objetivo final. Só depende de o quanto você estudar, pesquisar, se exercitar, se superar, acreditar em seu próprio potencial e abraçá-los com toda a sua força e amor. Acredite. Sonhos, sim, botam comida na mesa, colocam dinheiro em casa e nos fazem conquistar o respeito da todos a nosso redor.

Publicado: 22 de May de 2020