Ministra da Gestão, Esther Dweck, participará de entrevista coletiva onde informará quais outros órgãos federais estão com pedidos de concursos autorizados.
Está marcada para esta sexta-feira, 16 de junho, uma entrevista coletiva com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, onde ela irá anunciar os novos concursos públicos que estão autorizados nessa atual gestão do Governo Federal. O próprio ministério já tinha prometido que neste mês de junho seriam divulgados quais órgãos teriam seus pedidos por concurso atendidos.
Até o momento, apenas quatro concursos públicos efetivos foram autorizados pelo Poder Executivo em 2023:
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai): 502 vagas autorizadas;
- Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima: 98 vagas para analista ambiental;
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: 814 vagas para cargos de nível superior.
- Ministério de Relações Exteriores: 30 vagas para diplomata.
No âmbito do Legislativo, a Câmara dos Deputados recebeu a autorização da Mesa Diretora para realizar um concurso com 140 vagas de trabalho para analista legislativo, cargo que nível superior.
Vale lembrar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por sua vez, obteve o aval para abrir um processo seletivo com 8.141 vagas temporárias distribuídas entre cargos de nível médio e superior.
A abertura de concursos federais faz parte dos objetivos de profissionalização da atual administração, a fim de qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.
A secretária interina de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marilene Lucas, afirmou que nos últimos sete anos, o serviço público federal sofreu com uma drástica redução de servidores em várias áreas, pelos mais variados motivos, o que reforça a necessidade em repor logo essas vacâncias com material humano, já que os investimentos na ampliação dos serviços digitais não são suficientes para darem conta da enorme demanda de trabalho:
“Só as áreas de educação, saúde e previdência representam cerca de 68% da nossa força de trabalho, então não é possível a gente ampliar universidades e institutos federais sem dar condições para que eles funcionem”, pontuou a secretária.
Concursos que estão no radar do Governo Federal
Até o dia 31 de maio, vários órgãos federias e agências reguladoras manifestaram interesse em repor os seus quadros de pessoal seja por meio de novos concursos ou através da contratação de excedentes em concursos que estão andamento. Esses pedidos estão sob a análise do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que é o órgão competente para questões relacionadas aos servidores públicos.
Dentre as autarquias que mais necessitam de um novo edital e deve estar nas prioridades do ministério é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que solicitou o aval para preencher 7.655 vagas, sendo 5.819 para técnico e 1.836 para analista. O órgão também busca chamar mais 250 aprovados no último concurso, o que equivale a 25% das mil vagas imediatas oferecidas.
Além do INSS, outros órgãos federais estão com pedidos por concurso público protocolados no Ministério da Gestão, a espera do aval necessário para iniciarem os trabalhos rumo à publicação do edital. Veja a relação completa logo abaixo:
- Polícia Federal: pedido com 734 vagas para a área administrativa, sendo 559 somente para agente administrativo (nível médio);
- Polícia Rodoviária Federal: pedido de concurso com 4.902 vagas para a área policial e 219 vagas para agente administrativo;
- Ministério da Justiça e Segurança Pública: pedido com 430 vagas;
- Ministério do Trabalho: pedido de concurso para auditor-fiscal do trabalho;
- IBGE: pedido com 2.378 vagas para cargos de nível médio e superior;
- Banco Central: pedido com 545 vagas;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM): pedido com 180 vagas;
- Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): pedido com 215 vagas;
- Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade): pedido com 30 vagas para especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG);
- Advocacia-Geral da União (AGU): pedido com 2.300 vagas;
- Ministério da Agricultura e Pecuária: pedido com 786 vagas, sendo 500 para agente administrativo;
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): pedido com 742 vagas
- Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): pedido com 412 vagas para nível superior;
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): pedido com 377 vagas;
- Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen): pedido com 1.052 vagas;
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): pedido com 215 vagas;
- Superintendência de Seguros Privados (Susep): pedido com 302 vagas para analista técnico;
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): pedido atualizado com 103 vagas;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): pedido atualizado para 129 vagas;
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): pedido com 256 vagas;
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): pedido com 373 vagas;
- Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): pedido com 192 vagas;
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): pedido com 404 vagas;
- CGU: pedido para convocar 93 aprovados no concurso de 2021.




