Concurso Teresópolis-RJ: nova seleção é sancionada pelo LDO 2021

Processo de 301 vagas para professores é sancionado pela prefeitura do município de Teresópolis através da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021.

O prefeito da cidade de Teresópolis, Vinicius Claussen (PSC), sancionou na última terça-feira, 28 de julho, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, prevendo a realização do concurso de 301 vagas para professores da rede pública de Teresópolis para o ano de 2021.

A sanção da LDO não garante que um novo concurso será realizado, porém indica que, caso o prefeito autorize uma nova seleção, a publicação do edital deste concurso já fica prevista no orçamento. Vale lembrar que Teresópolis já conta com um concurso autorizado, porém, a publicação do edital e o contrato com o Instituto AOCP, organizador dessa seleção, foram suspensos em decorrência do aumento de casos da pandemia de Covid-19 na cidade.

Apesar dessa suspensão, o contrato com o Instituto AOCP segue vigente e, em breve, quando for retomado, será prorrogado para compensar o período em que o contrato esteve suspenso.

Edital já está pronto

Antes da pandemia, havia o prazo-limite para lançar o edital desse novo concurso em Teresópolis até junho deste ano. Obviamente, esse prazo caiu por terra com a nova realidade criada por esse vírus. O documento referente à nova seleção está pronto desde março. Aguarda-se uma diminuição no número de casos e de óbitos provocados pelo Covid-19 para torná-lo acessível aos concurseiros.

De acordo com o projeto básico, das 301 vagas totais, 219 serão para professor II para candidatos com nível médio (modalidade Normal) ou graduação em Pedagogia e mais 82 vagas para professor I, para pessoas com nível superior completo em licenciatura numa das seguintes disciplinas com a respectiva quantidade de vagas:

  • Português (21 vagas);
  • Matemática (18 vagas);
  • Geografia (05 vagas);
  • Ciências (11 vagas);
  • História (07 vagas);
  • Inglês (04 vagas);
  • Educação Física (13 vagas);
  • Educação Artística (03 vagas).

Ainda será formado cadastro de reserva. Os aprovados no novo concurso assumirão carga de 22 horas de trabalho para professor II e 16 horas para o professor I, atuando nas escolas municipais rurais e urbanas de Teresópolis.

O salário inicial para professores II será de R$1.751,96, enquanto que para professor I será no valor de R$2.483,26, incluindo o pagamento de outros benefícios previstos em lei, que ainda serão revelados em breve.

Os interessados em disputar essas vagas já sabem que serão avaliados em forma de provas objetivas e provas de títulos. A parte objetiva será em forma de múltipla escolha, a ser aplicada em um mesmo dia, em dois turnos distintos, permitindo que o interessado se inscreva a mais de uma função de professor. As disciplinas presentes nessa etapa ainda não foram definidas. Sabe-se somente, através do projeto básico, que só serão aprovados os candidatos que atingirem, no mínimo, 60% dos acertos em Conhecimentos Básicos e Específicos da prova objetiva.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 30 de July de 2020