Concurso TCE RJ: Direito Constitucional deverá ter grande peso

Professor Leonardo Favarin acredita que prova do concurso TCE RJ, para técnico, deverá ter entre 12 e 15 questões de Direito Constitucional. Veja dicas!

O cargo de técnico de controle externo deverá atrair o maior número de inscritos no concurso TCE RJ. Por isso, os candidatos precisam de muita dedicação para estarem muito bem preparados para a prova do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Uma das disciplinas que merece atenção especial, pois deverá contar com um grande número de questões, é Direito Constitucional.

Para o professor Leonardo Favarin, que leciona a disciplina na Degrau Cultural, a prova do concurso TCE RJ, para técnico de controle externo, deverá trazer entre 12 e 15 questões de Direito Constitucional. Ou seja, poderá representar até um quarto do conteúdo de Conhecimentos Básicos.

O professor explicou qual a melhor forma de se estudar Direito Constitucional para o concurso TCE RJ. “Primeiramente, é preciso que o candidato separe um bom material de estudo e que esteja ataulizado. Isso é fundamental! Feito isso, é combinar o estudo da teoria com a resolução de muitas questões de provas anteriores do Cebraspe”, disso.

Provas do concurso TCE RJ de 2021 podem ser utilizadas

Leonardo Favarin recomendou, por exemplo, que os candidatos a técnico façam as provas do TCE-RJ, aplicadas no ano passado, para a carreira de analista de controle externo. Outra boa opção, segundo o professor, é a prova de 2021 para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF). “Os dois concursos também tiveram o Cebraspe como organizador.”

O professor da Degrau Cultural alerta os candidatos para o fato de as provas elaboradas pelo Cebraspe sempre abordam súmulas e jurisprudências recentes do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nesse concurso não será diferente”, garantiu.

Saiba o que pode cair na prova de técnico

Os assuntos com mais chances de serem cobrados na prova do concurso TCE RJ também foram abordados por Leonardo Favarin. Segundo ele, Direitos e Garantias Fundamentais é um tema certo. “Como estamos falando de um concurso para Tribunal de Contas do Estado, podemos citar também como assuntos importantes os poderes Executivo e Legislativo, com com destaque para a parte da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária.”

Por fim, o professor Leonardo Favarin deixa uma mensagem final aos candidatos do concurso TCE RJ. “Estudem muito e façam uma ótima preparação, pois a remuneração compensa e vale o sacrifício.”

 

Fale agora com um consultor!

 

Publicado: 14 de January de 2022