Candidatos foram avaliados através de exames de títulos, com pontuações variadas conforme grau de especialização
O Diário Oficial do município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, publicou a lista dos 328 aprovados que foram convocados para assumirem as vagas de professor da Rede Municipal de Ensino.
Essa é a terceira convocação que a secretaria de educação promove neste ano. Em fevereiro, houve outras duas convocações, a primeira no dia 14 e a segunda no dia 20 do mesmo mês. Os selecionados deverão se apresentar amanhã (05/03), para aqueles aprovados como docente II, em apoio especializado, e na sexta-feira (06/03), para os docente II sem especialidade, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Travessa Uricina Vargas, Nº 36 – Mutondo - São Gonçalo, nos seguintes horários:
- 5 de março: 9h30 ⇒ polos 1 ao 4; e 13h ⇒ polos 5 ao 8.
- 6 de março: 9h30 ⇒ polos 1 ao 4; e 13h ⇒ polos 5 ao 8.
Além de ficar atento à data, hora e local da convocação, o aprovado precisa reunir uma lista de documentos originais e cópias atualizadas que serão cobrados pela secretaria:
- Carteira de Trabalho;
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Uma Foto 3x4;
- Título de Eleitor com o último comprovante de votação ou Título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral;
- Certificado de reservista (homens);
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos, caso possua;
- Cópia da última declaração do Imposto de Renda (quem faz declaração de isento não precisa);
- Conta no Banco Itaú (se possuir);
- PIS/PASEP (se possuir); e
- Todos os documentos comprobatórios previstos no item 2.2 e no anexo II do edital de abertura do processo seletivo, enviados no ato da inscrição.
Processo de Avaliação
A seleção dos aprovados ocorreu através somente da avaliação curricular de títulos e de experiência profissionais, sendo que era analisado se o candidato tinha os requisitos básicos para assumir a profissão.
Esse exame consistia na atribuição de pontos para cada ano de experiência profissional na área da educação e para cada grau de formação acadêmica adquirida pelo candidato:
- Graduação – 2 pontos
- Especialização – 3 pontos
- Mestrado – 4 pontos
- Doutorado – 5 pontos
- Pós-Doutorado – 6 pontos
Três editais previstos
Fora esse concurso para professores, a prefeitura de São Gonçalo já anunciou que irá abrir 430 vagas, divididas em três editais, previstos para serem divulgados ainda no mês de março. No último dia 19 de fevereiro, o Instituto Selecom foi escolhido como organizador do processo.
Essas 430 vagas contemplam as áreas de educação, administração e segurança pública, para todos os níveis de escolaridade. Vejam a lista desses cargos:
- Bibliotecário, guarda municipal, analista (de contabilidade, de engenharia de segurança do trabalho, de engenharia de tráfego e de transportes, planejamento e orçamento e analista processual), técnicos de apoio especializado, segurança do trabalho e trânsito; Nutricionista escolar, merendeiro, inspetor de alunos, auxiliar de creche, cuidador de alunos, supervisor educacional, orientador educacional e pedagógico e professor I (Educação Artística, Matemática, Geografia, Educação Física, História, Português, Ciências, Francês e Inglês), professor II e professor de apoio especializado.




