O Concurso Polícia Civil PR já tem edital divulgado. A publicação saiu no Diário Oficial do Paraná desta quinta-feira (6). A banca escolhida para organizar a seleção foi a da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e serão oferecidas 100 vagas para escrivão da corporação (já incluindo reserva para candidatos negros e candidatos com deficiência).
Após a escolha da banca, definida no fim do mês passado, criou-se a expectativa pela saída do documento para o quanto antes. Agora, com a publicação do edital, o concurso está liberado e as primeiras fases, como a das provas, ocorrerão ainda em 2018.
O prazo de inscrições do Concurso PC-PR será aberto no dia 17 de setembro e se estenderá até as 23h do dia 9 de outubro. Os que pretendem se candidatar devem preencher cadastro no site da Cops/UEL e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixado em R$120.
Estão isentos de pagar a taxa candidatos inscritos no CadÚnico, membros de famílias de baixa renda, doadores de sangue e prestadores de serviço eleitoral. Os pedidos de isenção devem ser encaminhados entre 17 e 19 de setembro.
Cargos e distribuição de vagas do concurso
A Polícia Civil do Paraná é responsável por investigações ao redor de todo território do estado, portanto, os aprovados no concurso serão lotados em diversos municípios paranaenses, tanto do interior quanto da região metropolitana de Curitiba, capital estadual. Confira a seguir um breve resumo da distribuição das vagas em forma de tabela:
|
|
Vagas de ampla concorrência |
Vagas reservadas para pessoas com deficiência |
Vagas reservadas para pessoas negras |
|
Curitiba |
25 |
2 |
3 |
|
Região Metropolitana |
17 |
1 |
2 |
|
Interior do estado |
42 |
3 |
5 |
Para ingressar na carreira de agente da PC-PR, o candidato precisar ter diploma de nível suprior, em qualquer área de graduação. As remunerações iniciais são de R$5752,41 por uma carga horária de trabalho semanal de 40 horas.
O conteúdo programático do concurso
Os candidatos às vagas na Polícia Civil-PR farão as provas no dia 18 de novembro, às 14h, nos municípios de Londrina, Cascavel e Curitiba. As outras fases (exame de investigação de consulta, exame de higidez física e teste de aptidão física) serão realizadas somente em Curitiba.
Os aspirantes ao cargo serão submetidos a dois exames objetivos e uma prova discursiva (redação de 15 a 25 linhas). A primeira etapa objetiva é a de Conhecimentos Gerais e a segunda de Conhecimentos Específicos, com 35 questões cada uma. Os conteúdos abordados nas provas serão:
Prova de Conhecimentos Gerais:
► Informática
► Língua Portuguesa
► Raciocínio Lógico
► Noções da estrutura administrativa do Estado do Paraná
Prova de Conhecimentos Específicos:
► Noções de Direito Processual Penal
► Noções de Direito Administrativo
► Legislação Especial
► Direito Penal
► Estatuto da Polícia Civil do Paraná
► Noções de Direito Constitucional



