Concurso Polícia Civil DF: previstas 2.100 vagas

Outra grande oportunidade para quem deseja fazer carreira policial se aproxima. É o concurso Polícia Civil DF. A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal confirmou que a intenção é oferecer 2.100 vagas vagas, sendo 1.800 para agente e 300 para escrivão.


A solicitação ainda está no aguardo de uma autorização, mas os recursos necessários para a realização do processo seletivo constam do orçamento federal para 2018.


Déficit de pessoal é grande


Mesmo com a autorização dessas 2.100 vagas e a contratação desses profissionais, a Polícia Civil do Distrito Federal ainda continuará com déficit de pessoal. De acordo com o quantitativo, estipulado por lei, o cargo de agente deveria ter 5.649 servidores em atividade, mas, atualmente, são 2.849.


O mesmo ocorre com relação ao cargo de escrivão. O número legal de profissionais na função é de mil escrivães, entretanto apenas 408 estão trabalhando. Ou seja, um déficit de 592 servidores.


Matérias do concurso anterior


O último concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal foi realizado em 2013, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe (antigo Cespe/UnB), com o oferecimento de 300 vagas. Na ocasião, a exigência para participar do concurso era ter curso superior completo, independentemente da área de formação.


Os candidatos foram avaliados, na prova objetiva, por meio de questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.

Publicado: 13 de March de 2018