Concurso Mangaratiba RJ: como serão as provas para nível médio?

Candidatos a cargos de nível médio/técnico no município de Mangaratiba serão avaliados neste domingo, 22 de maio, tendo que responder a 30 questões.

O concurso de 647 vagas em Mangaratiba terá as provas objetivas aplicadas pelo segundo domingo seguido. Desta vez, em 22 de maio, será a vez dos candidatos inscritos aos cargos de nível médio e técnico que juntos totalizam 276 oportunidades de trabalho. Esses exames se dividirão nos turnos manhã e tarde. Veja abaixo:

Manhã (entre 9h e 12): Faturista; Instrumentador cirúrgico; Secretário escolar; Técnico de Enfermagem; Técnico de Higiene Bucal; Técnico de Raios X; Técnico em Aparelho Gessado; Técnico em Hematologia.

Tarde (entre 14h e 17h): Professor II.

Quem estiver inscrito nos cargos de professor II e secretário escolar, terá de responder a 30 questões objetivas elaboradas pelo Instituto de Avaliação Nacional (banca IAN), sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Legislação Municipal, cinco de Fundamentos da Educação e mais dez de conhecimentos específicos.

Para os demais cargos, as provas objetivas também trarão 30 questões de múltipla escolha: dez de Língua Portuguesa, cinco de Legislação Municipal, cinco de Saúde Pública e dez de conhecimentos específicos. Para todos os cargos, a prova terá duração de três horas, no máximo, e a meta mínima para seguir na disputa por uma vaga é atingir 50 pontos. A expectativa é de que os gabaritos preliminares sejam divulgados no dia seguinte às provas objetivas, ou seja, em 23 de maio.

Os aprovados nas vagas de professor II e secretário escolar ainda passarão por uma prova de títulos, em que serão contabilizados pontuações a partir da apresentação de documentos que comprovem cursos de extensão, especialização, capacitação, graduação, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado, além de experiência profissional.

As remunerações para os aprovados em todos os cargos de nível médio será de R$1.166,20, exceto para o cargo de professor II que terá ganho no valor de RS1.193,36.

Regras que os candidatos devem seguir no dia da prova

Vale reforçar que os candidatos a esses cargos já podem conferir o endereço do local e o número da sala em que eles terão de prestar os exames objetivos. A recomendação dada no edital é que o candidato chegue ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência:

CONSULTE O LOCAL DE PROVA DO CONCURSO DE MANGARATIBA

É imprescindível ainda que o candidato não esqueça de levar consigo um documento de identificação com foto, caneta esferográfica de tubo transparente, de tinta azul ou preta e também a máscara de proteção à Covid-19.

O candidato que portar aparelho celular, aparelho eletrônico ou qualquer dos objetos listados no subitem 8.3.10 do edital, precisará desligá-los e guardá-los em saco plástico opaco disponibilizado pelo IAN, que deverá ser identificado, lacrado e colocado embaixo da carteira onde ele estiver sentado.

Gabaritos das provas do dia 15 já liberados

Por uma falha de material, o Instituto de Avaliação Nacional precisou retificar o gabarito publicado sobre as provas objetivas aplicadas no último dia 15 de maio para cargos de nível superior. Após essa correção, os candidatos que participaram das provas tiveram acesso ao documento retificado na última quinta-feira, 19 de maio.

O prazo para recursos já está aberto. Quem quiser discordar sobre a resolução de uma determinada questão, poderá recorrer contra o gabarito até às 23h59 deste sábado, 21 de maio, pelo site do IAN.  

O IAN aplicou as provas para cargos das áreas da Saúde e Educação, e eles tiveram que responder 40 questões que contemplavam as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos (nessa última disciplina, as questões variam de acordo com a carreira escolhida). Os aprovados nessa etapa ainda passarão por uma prova de título.

A maratona de provas do Concurso em Mangaratiba termina no dia 29 de maio, quando serão aplicadas as provas objetivas para quem está inscrito nos cargos de nível fundamental - auxiliar de berçário, merendeira, inspetor de alunos, recepcionista, auxiliar de secretaria escolar e servente escolar.

 

Fale agora com um consultor!

 

 

Publicado: 20 de May de 2022