Concurso Magé-RJ está com estudos em andamento

Prefeitura de Magé informou que os estudos para realizar concurso público poderão ser concluídos já no mês que vem. O último concurso deve ser referência para os candidatos.

A Prefeitura do município de Magé, localizado na Baixada Fluminense com mais de 245 mil habitantes, está com os estudos para preparar um novo concurso público em andamento. A expectativa é de que esses estudos fossem concluídos em agosto, o que acabou não acontecendo. Agora, a nova previsão, segundo a Prefeitura, é de que eles fossem concluídos em outubro.

Ainda não se tem estimativa de quantas vagas serão abertas e quais cargos serão contemplados na nova seleção. O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação ajuizada em 2019, exigindo que o município realize um novo concurso e exonere servidores contratados sem serem concursado para exercer funções de caráter permanente. Essa medida judicial foi implantada após a prefeitura de Magé descumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anteriormente acordado, em que o município havia se comprometido a realizar um novo concurso até 30 de outubro de 2014.

O município de Magé descumpriu outro TAC em que concordava em exonerar os funcionários contratados para prestarem funções de natureza permanente. O MPRJ pretende executar a multa diária por ter descumprido o acordo no valor de mil reais.

Último concurso de Magé deve servir de referência

Tanto os moradores de Magé como os concurseiros que residem em outras cidades já podem iniciar a preparação para o concurso público que virá, utilizando o certame de 2012 como base para os estudos. Na época, foram abertas 2.354 vagas destinada a cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. O valor dos salários chegava a R$2.700.

A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) foi quem assumiu a organização das provas objetivas que foram aplicadas a todos os cargos e, dependendo da função concorrida, continham 30, 40, até 50 questões, nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Informática Básica;
  • Noções de Administração Pública Municipal;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos de Saúde Pública;
  • Conhecimentos Pedagógicos;
  • Conhecimentos Específicos.

Os aprovados nessa etapa ainda seriam avaliados em prova de títulos (para professores), teste de aptidão física (para agente de trânsito, guarda ambiental, guarda municipal e gari); e provas práticas (para agentes de obras públicas, eletricista, gari, merendeira, motorista e pintor).

Fale agora com um consultor!

Publicado: 15 de September de 2020