Contrato com o Cebraspe já foi assinado e, por isso, edital do concurso ICMBio poderá sair a qualquer momento. Serão 171 vagas em cargos dos níveis médio e superior.

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 25, o extrato do contrato do Cebraspe com o Instituto Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Dessa forma, o edital do Concurso ICMBio, para 171 vagas em cargos dos níveis médio e superior, poderá sair a qualquer momento. Além disso, saiu também a Portaria nº13.082 do Ministério da Economia que reduz de quatro para dois meses o intervalo entre a publicação do edital e a aplicação das provas objetivas.

O Decreto nº 9.739/19, que regulamenta os concursos públicos do Poder Executivo federal, prevê que sejam concedidos quatro meses de intervalo entre a divulgação do edital e a aplicação das provas. No entanto, esse prazo foi encurtado a pedido do ICMBio, que possui grande carência de pessoal e, por isso, tem urgência na contratação dos aprovados.

LEIA TAMBÉM: Concurso IBGE terá FGV como banca para 206 mil vagas

O concurso ICMBio foi autorizado pelo Ministério da Economia no dia 6 de setembro. A portaria que concede o aval estabelece que o edital seja publicado em até seis meses, ou seja, até 6 de março de 2022. No entanto, como o contrato com a organizadora já foi assinado, há grandes chances de o certame ser aberto no início de dezembro.

Das 171 vagas que serão oferecidas, 110 serão para técnico ambiental, cargo com exigência de ensino médio completo. As outras 61 serão para analista ambiental, que requer nível superior. As remunerações iniciais são de R$4.063,34 e R$8.547,64, respectivamente, para carga de 40 horas semanais.

A expectativa é de que o ICMBio informe a qualquer momento para quais localidades haverá vagas. No último concurso, aberto em 2014, houve oportunidade para o Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espirito Santo, Maranhã, Pernambuco, além do Distrito Federal.

Provas deverão ser em fevereiro

Se o edital for mesmo divulgado em dezembro, tudo indica que as provas objetivas do Concurso ICMBio serão aplicadas em fevereiro, no máximo, em março. Isso porque houve a redução de quatro para dois meses no intervalo entre a divulgação do edital e a aplicação da primeira etapa.

No último Concurso ICMBio, que também foi organizado pelo Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 120 itens, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Português, Informática, Atualidades, Ética e Legislação) e 70 de Conhecimentos Específicos. Os candidatos também realizaram uma avaliação discursiva.

Os novos servidores atuarão em ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle de qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e, principalmente, à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, sobretudo na Amazônia Legal.

 

Fale agora com um consultor!