Publicado o resultado definitivo do processo complementar com 885 vagas temporárias para agentes censitários municipal e supervisor do IBGE.

Após divulgar o resultado final do processo seletivo para o cargo de recenseador, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou o acesso ao resultado definitivo da seleção de 885 vagas temporárias para as carreiras de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, ambos voltado para cargos de nível médio de escolaridade. O primeiro cargo contará com o reforço de mais 247 profissionais, enquanto a segunda carreira receberá mais 593 agentes.

ACESSE O PORTAL DO PROCESSO SELETIVO PARA AGENTES DO IBGE

Além de publicar o edital do resultado final para ampla concorrência, também pode ser consultado no site do IBGE o resultado para quem se inscreveu na reserva de vagas para negros e pardos e para deficientes, além de divulgar os resultados definitivos do parecer da equipe multiprofissional e da análise de títulos.

Esse processo seletivo fora aberto no mês passado com o objetivo de preencher cargos não ocupados no principal processo seletivo do IBGE voltado para o Censo Demográfico, que tinha mais de 206 mil vagas temporárias. Os selecionados serão distribuídos em 515 municípios localizados no Rio de Janeiro e em outros oito estados:

  • Acre;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso;
  • Pará;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

Veja os ganhos concedidos aos agentes censitários

Os novos agentes censitários municipais receberão do IBGE ganho mensal de R$2.100, ao passo que os agentes censitários supervisor terão R$1.700, durante os cinco meses em que estiverem a serviço do IBGE. Esse período ainda pode ser prorrogado pelo instituto, caso seja identificada alguma necessidade de mantê-los no órgão.

Os agentes censitários ainda terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais e irão atuar em carga de trabalho de 40 horas semanais.

Esses novos agentes censitários se juntam aos 48.535 recenseadores contratados também de forma suplementar que irão trabalhar no Censo Demográfico 2022. Após passar por adiamentos nos dois anos anteriores, o evento terá início em 1º de agosto e terminará no fim de outubro, e tem como objetivo traçar um perfil atualizado sobre a população brasileira. E depois de uma pandemia como a da Covid-19 que provocou milhares de mortes em todo o país, além das recentes mudanças na sociedade brasileira como um todo, a realização desse Censo é ainda mais importante.

 

Fale agora com um consultor!

 

Vídeo do YouTube · toque para carregar