Candidatos às 568 vagas oferecidas pelo Ibama devem ficar atentos às orientações a serem seguidas quando as provas forem aplicadas no dia 30 de janeiro.
O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 21 de janeiro, divulgou o edital de convocação para as provas do concurso de 568 vagas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na próxima segunda-feira, dia 24, serão disponibilizados a informação sobre os locais onde as provas objetivas e discursivas do Concurso Ibama serão aplicadas.
Nesse dia, todos os inscritos no certame devem acessar o site do Cebraspe, organizadora da seleção, para descobrirem o endereço, o nome do local, o número da sala, entre outras informações essenciais para o dia do exame.
Além disso, o Diário Oficial antecipou algumas orientações que devem ser seguidas, obrigatoriamente, pelos candidatos no dia 30 de janeiro. Confira:
Horário das Provas
Os candidatos a analista administrativo (40 vagas de nível superior) e analista ambiental (96 vagas de nível superior) terão entre 8h da manhã e 12h30 da tarde (de acordo com o Horário Oficial de Brasília) para responder a 120 questões no tradicional estilo “Certo ou Errado” do Cebraspe. Essas questões se dividem em 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As disciplinas de Conhecimentos Básicos a serem aplicadas nas provas desses dois cargos são: Língua Portuguesa; Noções de Tecnologia da Informação; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Legislação do setor de Meio Ambiente; Noções de Direito Ambiental; Noções de Regulação; Ética no Serviço Público.
A prova de Conhecimentos Específicos para candidatos a analista administrativo versará sobre as disciplinas de: Administração Geral; Administração Pública; Administração orçamentária, financeira e orçamento público; Contabilidade pública; Gestão de pessoas; Matemática financeira.
Já a parte específica das provas de analista ambiental irá variar de acordo com o tema escolhido pelo candidato no ato de inscrição: Licenciamento Ambiental; Recuperação Ambiental, Monitoramento e Uso Sustentável da Biodiversidade, Controle e Fiscalização; Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental.
No período da tarde, entre 15h e 19h30, serão aplicadas em todo o país as provas para técnico ambiental (com 432 vagas para candidatos com nível médio). Eles também terão um total de 120 questões a resolver nas seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa; Noções de Informática; Legislação geral e do setor de Meio Ambiente; Ética no serviço público; Matemática.
Conhecimentos Específicos: Noções de Administração Pública; Noções de Administração Financeira e Orçamentária; Noções de Gestão de Pessoas nas organizações; Legislação e Normas ambientais; Meio Ambiente; Educação ambiental.
No mesmo dia, os candidatos a todos os cargos terão de passar pela prova discursiva, em que será exigida a produção de uma redação dissertativa de até 30 linhas. De acordo com o edital, serão avaliadas as redações dos candidatos de acordo com o quantitativo de vagas destinado para cada uma das unidades da federação.
- LEIA TAMBÉM: Concurso Ibama poderá ter mais de 1.500 aprovados
O que pode e não pode ser levado para o local de prova?
É obrigatório ao candidato estar munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e documento de identidade original.
É permitido levar o aparelho celular, porém, ele precisará ficar desligado e armazenado em um envelope lacrado durante toda a realização das provas. Agora, se caso o candidato for surpreendido com qualquer um dos objetos listados abaixo durante as provas, ele será automaticamente eliminado:
- Aparelhos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
- Óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
- Quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
- Qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas, etc.;
Protocolos de segurança contra a Covid-19
Em meio ao atual surto da Ômicron em todo o país, variante da Covid-19, o Cebraspe adotará uma série de medidas para garantir que os candidatos e organizadores das provas não sejam contaminados nos locais de prova.
A principal recomendação que deve ser seguida obrigatoriamente por qualquer candidato é utilizar a máscara de proteção contra Covid-19, permanecendo assim até à hora em que terminar o exame e deixar o local de prova. É permitindo levar de mais de uma máscara para fazer a troca a cada duas horas.
As outras medidas que devem ser seguidas pelos concorrentes são as seguintes:
- Permitir a verificação da temperatura corporal no acesso ao local de aplicação da prova;
- Caso a temperatura corporal aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição; se nessa segunda aferição for constatada temperatura maior do que a mencionada acima, ele será encaminhado para prestar uma sala especial;
- Manter o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas, nas salas em si e até nos banheiros;
- Verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, procurando chegar com antecedência a fim de evitar aglomerações;
- Submeter-se à pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto. Poderá ser solicitado que você tenha que abaixar a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto mantendo-se distante minimamente de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
- Permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
- Manter os cabelos presos de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
- O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros. Mas é permitido ao candidato levar seu próprio frasco de álcool em gel.




