Concurso Guarda de Niterói: ex-guarda conta como é trabalho

Você está se preparando para o concurso Guarda de Niterói? Essa vai ser uma excelente oportunidade para quem reside no Rio de Janeiro e tem interesse na área da segurança. Para alavancar na preparação, confira abaixo algumas orientações de um especialista e ex-servidor da corporação.

Em conversa com o professor Diogo Vieira, que leciona a disciplina de Direito Administrativo na Degrau Cultural, o também ex-servidor conta como foi trabalhar na Guarda de Niterói e o que fez para chegar a tão sonhada aprovação.

'Trabalhar na Guarda foi uma experiência fantástica', diz professor


Para Diogo Vieira, trabalhar na Guarda de Niterói foi uma grande experiência. O ex-servidor ficou na corporação de 2014 a 2016 e garante que foi uma excelente primeira experiência na área da segurança pública.

Diogo comenta que algumas carreiras como gari e guarda municipal sofrem preconceito perante sociedade. No entanto, conseguiu perceber a sua importância que esconde todo esse ar negativo.

"Trabalhar na Guarda foi uma experiência fantástica. Eu já tinha tido outras experiências, mas nunca enquanto guarda municipal ou atuante na área de segurança pública.

Me surpreendeu muito entrar na guarda municipal e ver a quantidade de funções que um guarda civil municipal pode fazer em prol da coletividade, da sociedade, em busca de uma prestação de serviço público com qualidade."

Plano de carreira é uma das vantagens da corporação


Para Diogo, a Guarda Municipal de Niterói pode ser considerada uma das dez melhores do país. Por isso, é uma grande vantagem trabalhar na corporação e incentiva os concurseiros que estão se preparando no concurso.

"Não só em questão de estrutura. Hoje a Guarda de Niterói tem uma sede fantástica com auditório e viaturas em perfeito estado. Podemos dizer que ela tem um autossustentabilidade. Ela provém qualidade profissional aos servidores."

Diogo destaca que o plano de carreira da Guarda de Niterói é fantástico. Segundo o especialista e ex-servidor da corporação, o guarda entra com a certeza que vai se aposentar ganhando cinco vezes mais do que o salário inicial.

Além disso, tem os benefícios que são outros atrativos para os interessados. "Tem o RET (regime especial de trabalho no valor de 35% em cima do vencimento base) , adicional de risco de vida, auxílio-transporte, auxílio-alimentação, gratificação de formação e o RAS (regime adicional de serviço), que é a possibilidade de realizar serviço no dia da prova."

Especialista dá dicas para a preparação


De acordo com Diogo Vieira, o candidato para ser aprovado precisa estar ciente e colocar em prática os quatro pilares: entender, revisionar, decorar e fazer exercícios. Essas práticas são importantes para conduzir uma boa preparação em prol da tão sonhada vaga no serviço público.

"É claro que toda disciplina, conteúdo e informação tem a sua peculiaridade, seu tempo de aprendizado. O erro na preparação acontece com a leitura. Isso porque a leitura de um livro é diferente da leitura para uma prova de concurso. Na leitura para concurso é preciso ter o intuito de entender e memorizar a informação, o que requer um pouco mais de tempo."

Edital da Guarda de Niterói fica para o segundo semestre


Inicialmente previsto para sair até junho, o edital da Guarda Municipal de Niterói ficará para o segundo semestre. Isso porque a escolha da banca ainda está em definição e não deve ser concluída a tempo de sair este mês.

A Seop já trabalha para definir a banca o quanto antes. Serão oferecidas 240 oportunidades, assim como consta no termo de referência, mas esse quantitativo pode sofrer alteração e aumentar.
Publicado: 12 de June de 2018