Concurso Guarda de Maricá-RJ: horário e locais de prova divulgados

Os candidatos inscritos no Concurso Guarda de Maricá-RJ já podem conferir seus locais de prova no site da Coseac-UFF. A banca organizadora da seleção publicou, nesta quinta-feira (7), os Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI), que contém as informações de endereço e horário de aplicação das provas para cada candidato.

Para conferir o documento, os participantes devem entrar com o login no site da banca organizadora. Aqueles que não conseguirem o acesso ou que perceberem qualquer incorreção nas informações pessoais do documento, deverão entrar com contato com banca na sexta-feira, 8.

De acordo com a relação divulgada pela Coseac-UFF, o concurso voltado para a Defesa Civil de Maricá registrou um total de 1.910 inscrições. Desses candidatos, 1.461 vão concorrer à carreira de agente de defesa civil, que tem 55 vagas. Ou seja, uma concorrência de aproximadamente 26 candidatos por vaga.

As outras carreiras, por sua vez, que dispõem de duas vagas cada uma, atraíram juntas 449 inscritos:

  • técnico em meteorologia - 39
  • analista de sistemas - 64
  • analista geotécnico - 40
  • engenheiro civil - 160
  • geólogo - 74
  • hidrólogo - 48
  • meteorologista - 24

Em resumo, será oferecido um total de 69 vagas nesta seleção, sendo 55 somente para o cargo de agente de defesa civil. O outro cargo de nível médio da seleção é o de técnico em meteorologia. Os vencimentos iniciais são de R$1.502 e 1.977,14, respectivamente, para trabalhar 40 horas por semana.

Já para o nível superior, haverá a distribuição proporcional das 12 vagas restantes entre as carreiras de analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo e meteorologista. Todos possuem remunerações iniciais de R$2.614,76 para carga semanal de 40 horas.

Provas serão compostas de 50 questões para todos os cargos

As provas objetivas do concurso, de caráter eliminatório e classificatório, estão marcadas para o dia 15 de novembro (Feriado de Proclamação da República). Os candidatos terão quatro horas para concluir os exames, que se iniciarão às 13h.

A prova escrita será composta de 50 questões, divididas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa - 10 questões (1,25 pontos cada)
  • Raciocínio Lógico e Noções de Informática - 10 questões (1,25 pontos cada)
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões (2,5 pontos cada)

A parte de Conhecimentos Específicos tratará de temas relacionados às disciplinas de Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Legislação Específica.

A prova, como pode-se calcular, totalizará 100 pontos. Serão considerados eliminados aqueles que tiverem desempenho inferior a 50% dos pontos ou zerar as questões de alguma das disciplinas. O resultado está previsto para o dia 18 de dezembro.

Publicado: 07 de November de 2019