Concurso Diplomata 2019: Iades publica gabaritos provisórios

O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) publicou, em seu site, os gabaritos e cadernos de questões das provas objetivas do Concurso Diplomata 2019. Os candidatos podem conferir a publicação no site do instituto desde as 22h do último domingo (8), mesmo dia de aplicação das provas da seleção.

Esta primeira etapa da seleção foi aplicada em todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. Foram oferecidas 20 vagas para a carreira de Diplomata. O Iades e o Instituto Rio Branco (IRB) informaram que 6.411 se inscreveram no concurso, mas ainda não foi divulgado um quantitativo de faltosos.

Os candidatos que discordarem das respostas presentes na publicação poderão entrar com recurso contra o gabarito. Para isso, deverão preencher formulário pelo site do Iades, entre os dias 9 e 10 de setembro (segunda e terça-feira desta semana).

O edital do concurso determina que, em caso de anulação de questão e/ou item integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Os resultados dos recursos, assim como o resultado final da primeira fase e a convocação para a segunda etapa, deverão ser publicados no site do Iades, no dia 20 de setembro.

Candidatos ainda realizarão provas discursivas em outubro

Concluídos os trâmites da primeira etapa do Concurso Diplomata 2019, serão convocados os 200 melhores classificados na prova objetiva para a segunda etapa: a das provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos passaram por uma série de provas escritas, tanto de conhecimentos gerais quanto de línguas estrangeiras. A primeira delas será aplicada no dia 12 de outubro, às 14h, onde houver aprovados da primeira etapa. Os participantes terão cinco horas para elaborar uma redação de tema geral e responder a dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de texto.

No dia 13 de outubro, também às 14h, será o momento de aplicação da prova escrita de Língua Inglesa. Os candidatos terão de elaborar redação sobre tema geral, traduzir texto do Inglês para o Português (e vice-versa), além da elaboração de um resumo, em inglês, de um texto em Língua Inglesa.

As outras provas estão marcadas para os dias:

  • 18 de outubro de 2019: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9h;
  • 18 de outubro de 2019: Prova de geografia, iniciando-se às 15h;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de política internacional, iniciando-se às 9h;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de economia, iniciando-se às 15h;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de direito e direito internacional público, iniciando-se às 9h;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15h.

 

                              Fale agora com um consultor

Publicado: 09 de September de 2019