Candidatos às 6 mil vagas de escriturários do Banco do Brasil irão participar de aula beneficente no dia 12 de março, sobre técnicas de redação. Professora Sacha Carvalho comenta sobre o evento.

Você já participou de um aulão em que, além de aprimorar o seu nível de preparação para um concurso púbico, você pode ajudar a uma instituição de caridade? Essa é a intenção do aulão beneficente que a DEGRAU CULTURAL fará no dia 12 de março voltado para a prova de redação do concurso do Banco do Brasil.

No evento que ocorrerá na unidade da Degrau em Campo Grande, das 9h às 16h30, ao fazer a inscrição, o candidato deverá levar uma lata de leite em pó. As doações serão distribuídas entre instituições a serem escolhidas pelos professores que vão comandar o aulão que, nesse caso, serão as professoras Sônia Paulino e Sacha Carvalho. Ambas lecionam língua portuguesa e redação nos cursos da Degrau.

A professora Sacha contou à nossa equipe de reportagem que os candidatos às 6 mil vagas de escriturário terão a oportunidade, nesse aulão, de colocarem no papel tudo o que irão aprender ou que já sabem na teoria sobre técnicas de redação. Afinal, segundo ela, só se aprende definitivamente redação praticando. Ela ainda justificou o porquê dos candidatos participarem desse aulão:

“Em provas que possuem redação no edital, ela é quem define a classificação do candidato. A redação pode fazer um candidato perder a sua vaga, ainda que tenha ido muito bem nas outras partes da prova… e também pode fazer ele subir muitas posições, mesmo que não tenha sido brilhante no restante. Logo, um aulão beneficente une duas coisas importantes: a possibilidade do aluno imergir em um tópico super importante para sua prova, independentemente de sua condição financeira no momento, aumentando suas chances de aprovação, e o fazer o bem ao próximo, pois as latas de leite serão doadas para instituições que de fato necessitam”, afirma Sacha Carvalho.

Veja o que será avaliado na prova de Redação do Concurso BB

No dia 23 de abril, a Fundação Cesgranrio, organizadora do Concurso BB, aplicará uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha – 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos – mais uma prova de redação.

Na etapa discursiva, os concorrentes às vagas de agente comercial e agente de TI terão de escrever um texto em prosa no estilo dissertativo-argumentativo, em que terá que obedecer aos seguintes critérios de avaliação:

  • Adequação ao tema proposto;
  • Adequação ao tipo de texto solicitado;
  • Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  • Pleno domínio da modalidade

A pontuação máxima a ser obtida nessa etapa é de 100 pontos. Para que o texto seja corrigido pela banca, é preciso atingir uma pontuação igual ou superior a 70 pontos e estar classificado em até o triplo do número de vagas imediatas e do cadastro de reserva:

Não há como atingir nota máxima, por exemplo, se o candidato não conhece as regras de concordância, as mudanças do novo acordo ortográfico… então, o domínio da Língua + uma boa estrutura de redação com pensamentos claros e coesos é uma ótima receita para a nota máxima”, recomenda a professora Sacha Carvalho.

Caso você tenha alguma dificuldade em dominar os critérios exigidos para ser aprovado na etapa de redação, é importantíssimo que participe do aulão beneficente do dia 12 de março. Além de levar a lata de leite em pó para a doação, a professora Sacha pede que os alunos levem todas as dúvidas e problemas que possuem sobre a prova de redação do Concurso BB, para que ao longo do aulão, todas elas sejam sanadas por ele e pela professora Sônia Paulino.

E para quem está ansioso em participar do aulão dedicado ao concurso de escriturários do Banco do Brasil (cargo de nível médio), Sacha Carvalho compartilhou um spoiler sobre o que será ensinado para ajudar os candidatos a atingirem a nota máxima em Redação:

“Não há como eu prometer que o aluno gabaritará a prova, pois isso não depende só de mim! Mas… tenho certeza que seguindo os ensinamentos que serão passados, não há como ele não ter, pelo menos, um ótimo resultado. Trabalharemos ensinando não só as características de um texto dissertativo, mas também sua estrutura. Vamos ensinar o que se pode e aquilo que não se deve fazer de jeito nenhum para não perder pontos! Ademais, o mais importante: o aluno aprenderá a raciocinar em cima do tema e a criar sua redação do zero. Não acredito em modelos prontos, os famosos “caveirões”, isso não dá certo! Quem quer ser aprovado, precisa começar do zero!”, afirmou.

ADQUIRA A APOSTILA IMPRESSA DO CONCURSO BANCO DO BRASIL

Fale agora com um consultor!