Como montar uma estratégia efetiva de estudo para concursos públicos

Defina sua estratégia previamente e prepare-se de maneira eficiente para as provas!

Como você já deve saber, em geral, entre a publicação do edital e a prova do concurso, há pouco tempo para estudo. Assim sendo, é importante que você comece a se preparar o mais cedo possível. Não há tempo a perder! Se você quer mesmo ser um servidor público, é preciso iniciar o quanto antes seu planejamento estratégico. Estudar para concurso público sem uma estratégia bem definida é só para amadores.

E quando falamos em planejamento, não estamos falando em pegar as matérias do último edital e começar a estudá-las sem nenhum critério pré-estabelecido. Inclusive, este é um dos principais erros cometidos pela maioria dos candidatos: focar apenas nas matérias e esquecer da preparação prévia. 

Com um estudo sem organização e sem planejamento, será muito difícil conquistar sua aprovação em um concurso público. Podemos dizer, inclusive, que o que difere o candidato aprovado dos demais é sua efetiva preparação. 

Para te ajudar nisso, neste artigo a Degrau te mostra como montar uma estratégia efetiva de estudo para conquistar sua aprovação em qualquer concurso público. Tal estratégia funcionará tanto para quem está começando a estudar agora, como para quem já é concurseiro experiente.

Defina área ou concurso específico

O estudo, apesar de extremamente importante, é apenas uma das etapas do processo. Para se preparar de forma realmente eficaz, é necessário ter foco no que você quer para a sua vida. Uma estratégia interessante é focar em uma área (administrativa, segurança pública, bancária, tribunais), ou em um concurso específico. 

Elabore um Plano de Estudos

Agora que você já escolheu a área em que quer focar e/ ou o cargo pretendido, é hora de criar seu plano de estudos, adequando as matérias do edital à sua realidade; uma vez que sua rotina de estudos vai depender do tempo que você tem disponível.

  • Defina a data em que deseja iniciar seus estudos e a data prevista para terminar (quando você já tiver a data da prova, definirá esta data como final. Antes da publicação do edital, você pode estimar uma data.) 

  • Defina quantas horas por dia você tem disponível para estudar e quantos dias na semana vai estudar. É muito importante criar metas realistas, para conseguir realizá-las. Assim, você  não vai se frustrar e perder a motivação ao longo do processo. Depois de definir quantas horas vagas você tem para dedicar ao estudo, você vai dividir essas horas pelas matérias do dia.  

  • Defina um tempo para resolver questões.

  • Conheça mais sobre as diferentes técnicas de estudo e escolha a que mais se adequa ao seu perfil. 

  • Marque palavras-chave, faça anotações e resumos

Faça simulados

Depois de estudar todo o edital é muito importante fazer simulados, pois através desta atividade você poderá medir seu desempenho e ver quais matérias e temas precisam ser estudados com mais afinco.

Crie maneiras de dinamizar seus estudos

Busque alternar as matérias durante o dia para dinamizar o estudo e dê pequenas pausas (isso ajuda a manter a mente atenta). Exemplo: de 7h às 8h - Estudar Língua Portuguesa (defina previamente o assunto que irá estudar); de  8h às 8h15 - descansar; de 8h15 às 9h15 voltar a Estudar Língua Portuguesa; de 9h15 às 10h15 - Estudar Direito Penal (defina previamente o assunto que irá estudar); e por aí vai.

Disciplina, comprometimento e regularidade

Tenha disciplina e comprometimento. Nunca deixe para amanhã  que você pode começar a estudar hoje. Regularidade é palavra-chave. Não deixe para estudar 10 horas em uma semana e nada na outra, por exemplo. Divida o estudo no tempo que você tem e procure estudar todos os dias, se possível.

Não deixe o emocional e a parte física de lado

Não adianta estudar durante meses ou anos, estar com a matéria na ponta da língua e na hora da prova - o momento mais importante - colocar tudo a perder por nervosismo. Uma postura tranquila e inteligente naquelas horas ou uma atitude caótica e desesperada podem definir o seu resultado.

Portanto, além de estudar, é muito importante trabalhar corpo e mente para estar tranquilo na hora da prova e aguentar ficar 4 ou 5 horas na mesma posição.

Agora que você já sabe como montar uma estratégia efetiva, é hora de pôr em prática o que aprendeu e começar a se preparar de maneira adequada!

 

Publicado: 29 de November de 2019