Como aproveitar as férias sem perder o foco nos estudos

Saiba como não perder o ritmo de preparação, mesmo durante o período de férias!

Quando o período de férias se aproxima, a questão que mais preocupa os concurseiros é: como aproveitar as férias sem perder o ritmo de estudo? Para ajudar a esclarecer essa dúvida, separamos algumas dicas para você aproveitar as férias sem prejudicar sua preparação. Afinal, todos precisamos de uma pausa de vez em quando.

Durante toda a trajetória até a aprovação, é necessário que o candidato estabeleça um cronograma de estudos, que permita que ele tenha tempo de estudar e revisar todas as disciplinas previstas no edital até a data da prova. E esse calendário, se bem feito, será um aliado do concurseiro também durante as férias. Porque permitirá que o aluno se organize e possa desfrutar de alguns dias de descanso.

Muitas pessoas acreditam que aumentar o tempo de estudos potencializa o rendimento. Mas não é bem assim que funciona. Nosso cérebro é programado para prestar atenção em algo de forma constante só durante um curto período de tempo, depois, se não houver uma pausa, ele passa a desfocar. Além disso, há estudos que comprovam que algum tempo de atividades recreativas garantem maior rendimento nos estudos. Por isso, estudar mais nem sempre significa estudar melhor. Às vezes tudo que você precisa é de uma pausa para se distrair e depois voltar ainda mais focado.

Sendo assim, confira as 6 dicas que separamos para você curtir suas férias sem medo - e sem perder o foco no objetivo principal, que é conquistar seu emprego público!

- Planeje todos os dias com antecedência

Planejamento é palavra-chave em se tratando de estudar para concursos. Afinal, o conteúdo costuma ser extenso e, muitas vezes, o tempo entre a publicação do edital e a prova é curto. Sendo assim, é preciso ter tudo muito bem planejado para dar tempo de passar por todas as matérias pelo menos uma vez. E esse planejamento também vai te ajudar na hora das férias. Afinal, se você tiver tudo planejado, fica mais fácil gerir seu tempo e não "sair dos trilhos".

- Procure estudar pela manhã, enquanto corpo e mente ainda estão descansados

Se você acorda bem disposto, aproveite esse momento para estudar. Assim, você tira algumas horinhas logo pela manhã para os estudos e depois fica livre para se divertir sem peso na consciência, uma vez que a meta do dia já terá sido cumprido.

- Utilize a tecnologia em seu benefício

A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem quer aproveitar as férias sem deixar os estudos totalmente de lado. Com um celular ou notebook você pode levar seus estudos com você para onde for. Assim, é possível aproveitar os momentos entre uma atividade e outra, ou o caminho até algum lugar, para estudar um pouco mais.

- Use materiais já prontos para revisar a matéria

Utilize materiais já prontos, como anotações, mapas mentais ou resumos, para revisar matérias que você já estudou. Assim você não precisa dedicar tanto tempo aos estudos, mas garante que vai manter o conteúdo fresco na memória até o dia de voltar para as aulas.

- Escolha um dia da semana para desligar-se dos estudos (sem culpa!)

De nada adianta tirar férias, sair para se distrair, mas continuar com a cabeça nos livros. Então, escolha um dia da semana para desligar-se completamente dos estudos, sem culpa de ter trocado as apostilas ou videoaulas pela piscina ou por um passeio ao ar livre. Lembre-se que esse é o seu day off e você merece! Afinal, se você estiver seguindo o planejamento direitinho, terá tempo suficiente para estudar todo o edital e revisá-lo antes do dia da prova.

- Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou a estudar

Como já dissemos, você pode (e deve!) se divertir nas suas férias. Mas sempre com moderação! Tudo sem perder o foco no que mais importa: a conquista do seu sonho de ser aprovado em um concurso público. E se o desânimo bater ou der vontade de "chutar o balde", lembre-se porque você começou! Quando você conquistar seu emprego público, verá que todo sacrifício valeu a pena!

Fale agora com um consultor!

Publicado: 24 de November de 2020