Ansiedade: como não deixar que ela atrapalhe seus estudos?

Concurseiro, aprenda a controlar sua ansiedade e potencializar seus estudos!

Tem gente que acha que o maior desafio na vida de um concurseiro é chegar na frente dos milhares de candidatos que também estão concorrendo a uma vaga. Ok, isso também é difícil. E é por isso que concurseiros costumam estudar com afinco. Mas, geralmente, o maior adversário do concurseiro é, na verdade, sua própria mente. 

Quando questionamos nossos alunos sobre qual costumava ser a maior dificuldade deles durante os estudos, a grande maioria dizia que era conseguir controlar a ansiedade e manter a mente tranquila para focar nos estudos. Então, se você é do time dos que fantasiam mil possibilidades das coisas darem errado, sofrem por antecipação, sonham que perderam o dia da prova, ficam suando frio e têm palpitações só de imaginar como será a avaliação, você pode ser uma pessoa ansiosa.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

A expectativa pelos editais e pelas provas já costuma deixar as pessoas ansiosas. Juntando isto à situação de isolamento social que fomos submetidos este ano para diminuir os índices de contágio da Covid-19, o problema agrava-se. Segundo um editorial publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine, um dos mais respeitados no mundo, pessoas em quarentena já vêm apresentando quadros de estresse, depressão, medo, raiva e tristeza profunda. 

Extinguir a ansiedade é algo impossível, uma vez que ela é uma emoção de base, que ocorre quando o indivíduo se vê em uma situação de perigo. A ansiedade é uma emoção extremamente importante; é o nosso sistema de alerta nos preparando fisiologicamente para fugirmos, lutarmos, ou paralisarmos, como forma de garantir nossa sobrevivência e convivência com os outros e com o meio.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

O que pode ser feito é controlar essa ansiedade quando ela for extrema a ponto de atrapalhar a vida da pessoa. Imagine como seria sua vida, se você pudesse se livrar daqueles medos infundados que ficam passando pela sua cabeça do nada, da insônia, da irritabilidade, da falta de concentração nos estudos, da dificuldade de memorizar o conteúdo que acabou de ler, das dores musculares, das dores de cabeça e de todos esses sintomas! ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣Para um ansioso pode parecer impossível imaginar uma vida sem eles. ⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣Mas acredite: você pode! 
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⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣Para te ajudar a controlar a ansiedade e evitar que ela atrapalhe seus estudos e seu renimento nas provas, separamos algumas dicas dadas por especialistas na área de saúde mental. Confira!

1 - Viva o momento presente!

Não tente antecipar coisas que você nem sabe se vão acontecer! Viva o presente e foque no que você pode fazer agora para ter o melhor rendimento na hora das avaliações.

2 - Tenha em mente que você está dando o seu melhor

Tenha em mente que você está fazendo tudo que pode, dando o seu melhor e que isso será o suficiente para você se sair bem nas provas!

3 - Respeite seus limites!

Seja sempre verdadeiro com você mesmo: durma quando tiver sono, relaxe quando precisar, faça outras atividades quando sentir que a concentração se foi!

4 - Foco na respiração!

Quando sentir que a ansiedade está querendo tomar conta sem o menor motivo aparente, observe sua respiração! Controlar a respiração e acalmá-la, também ajuda a acalmar a mente.

5 - Pratique exercícios físicos! 

O exercício físico faz bem pra sua mente e pro seu corpo. Isso porque libera substâncias que ajudam a diminuir os níveis de stress e ansiedade e elevam a sensação de prazer. Uma caminhada no quintal, alguns minutos pulando corda, ou dançar no seu próprio quarto, já são suficientes para te dar mais calma, foco e disposição para estudar. 

6 - Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada!

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica para a saúde do corpo, como também para a saúde mental.Uma dieta contra ansiedade deve incluir alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano. Para isso, você pode incluir no seu cardápio, por exemplo, banana, aveia e chocolate amargo.

7 - Medite!

A meditação é uma prática milenar e que recentemente, teve seus benefícios comprovados pela Ciência. Essa prática irá te ajudar a controlar os níveis de ansiedade e estresse, além de fortalecer bastante seu sistema imunológico. Para praticá-la, escolha um lugar confortável e silencioso da sua casa e o melhor horário para você. Feche os olhos, relaxe, concentre-se apenas em sua respiração. Procure não controlar nada. Apenas observe os pensamentos que vem e vão. Com o passar dos dias você perceberá que a ansiedade se torna cada vez menor e a mente cada vez mais tranquila. Se no início for difícil fazer isso sozinho, procure na internet vídeos ou podcasts de meditação guiada.

Agora que você já sabe como lidar com a ansiedade, coloque essas dicas em prática e continue seus estudos. Para te ajudar a Degrau tem cursos presenciais, online e via Degrau Live.

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Publicado: 23 de September de 2020