7 maneiras de usar o celular para melhorar sua produtividade nos estudos

O celular pode ser um vilão para os estudos, mas também oferece muitas oportunidades de você melhorar sua produtividade. Aprenda a usá-lo da maneira adequada e potencialize seus estudos!

O celular costuma ser o maior vilão da nossa produtividade. Isso porque, de fato, é muito tentador dar "só uma olhadinha" na notificação que acabou de chegar. E aí, a gente já sabe o final dessa história. Adeus, estudo! Adeus, trabalho! Adeus o que quer que a gente estivesse fazendo antes! Porque a gente vai navegando entre links, mensagens, vídeos, textos e fotografias e acaba perdendo totalmente a noção do tempo.

Então, o que fazer quando você tem uma grande quantidade de conteúdo para estudar (como é o caso de quem estuda para concurso público), mas o celular não deixa você se concentrar? Como a gente sabe que se livrar dele de vez é impossível, porque não transformá-lo em um aliado?

Confira as dicas para você usar o que até então era sua maior distração como ferramenta para aumentar sua produtividade nos estudos!

1 - Bloqueie as notificações

Para começar, o mais importante é você bloquear as notificações que podem te distrair, como whatsapp, e-mail e redes sociais em geral. Isso porque só o barulhinho de notificação ou a mensagem na tela já funcionam como distrações, tornando a concentração mais difícil.

2 - Audiobooks, podcasts e gravador de voz

Um audiobook, como o nome já dá a entender, é um livro em formato de áudio. Já um podcast é um conteúdo em áudio, como se fosse um programa de rádio. Mas em vez de ter uma hora específica para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser, pois é disponibilizado na internet. Este tipo de conteúdo está na moda e, aparentemente, veio para ficar. Tanto os audiobooks, quanto os podcasts, podem ser muito úteis para aumentar sua produtividade nos estudos.

Para quem gosta e tem facilidade de aprender ouvindo, estas são ferramentas muito interessantes. Há muito material de estudo para concursos públicos disponível em formato de podcast, como aulas com especialistas, dicas, entrevistas, etc. 

E o grande benefício é que você pode ouví-los enquanto dirige, enquanto está no transporte público, no trabalho, ou em qualquer lugar. E se você não encontrar o conteúdo que precisa nestes formatos, uma outra possibilidade interessante é usar o gravador de voz do celular para gravar aulas ou para ler seus resumos e poder ouví-los depois, quando e onde quiser.

3 - Assistir videoaulas e ler PDF e slides enquanto está na rua

O uso do celular tem crescido no ensino à distância (EAD). Antes acessadas quase na totalidade via PCs e notebooks, as aulas online têm sido acessadas cada vez mais via smartphones. Isso porque os celulares oferecem a praticidade que outros dispositivos não oferecem. Com um celular em mãos você pode estudar em qualquer lugar. Então, não tem desculpa para deixar os estudos para depois!

4 - Assistir lives no Instagram ou Youtube

Com o seu celular você pode assistir aulas gravadas ou ao vivo, onde estiver.

5 - Baixar apps de estudo

Existem centenas de aplicativos que auxiliam os estudantes a manterem a organização nos estudos. Existe aplicativo para anotações, para melhorar a produtividade, testar o Português, criar grupos de estudo, e muitas outras tarefas que tornam o estudo mais organizado, produtivo e até prazeroso. Inclusive, nós já fizemos uma matéria aqui no blog com dicas de aplicativos que facilitam - e muito - a vida dos concurseiros.

6 - Organizar seu cronograma e lembretes

Estudar para concursos públicos requer muita disciplina e organização. Por isso, elaborar um cronograma de estudos consistente é essencial para a preparação de todo concurseiro, independente se é iniciante, ou se já está há anos estudando. O celular te dá várias ferramentas para você se organizar.

7 - Marcar blocos de tempo para estudar e descansar

O segredo de tudo está na moderação! Por isso, é importante definir alguns tempos de pausa entre os blocos de estudo para que a mente possa descansar e voltar renovada. Durante essas pausas programadas, aproveite para checar suas mensagens, e-mails e redes sociais. Sempre respeitando o tempo programado.

Você pode fazer essas marcações usando aplicativos específicos ou programando o próprio despertador do celular.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 25 de September de 2020