5 dicas infalíveis para melhorar seu rendimento nos estudos

Para quem busca uma vaga em um concurso público, só estudar não basta. E preciso garantir que o estudo seja eficiente. Descubra como fazer isso!

O concurso público é um processo seletivo que permite o acesso a um cargo público de forma democrática para os candidatos interessados. Sendo assim, consegue conquistar a vaga aquele que estiver melhor preparado. E a forma mais eficaz de se preparar é criando um planejamento e seguindo-o à risca. Além disso, para que seu estudo seja eficaz é necessário utilizar as ferramentas, métodos e técnicas adequadas. E vale dizer ainda que o que é adequado para os outros não, necessariamente, é para você. Portanto, é preciso encontrar o que funciona para você. 

Na hora de escolher qual concurso público prestar é muito importante também, conhecer bem as instituições, os cargos e as funções atribuídas à vaga que você vai concorrer. Em posse dessas informações, o candidato tem mais chances de fazer a escolha correta.

Mas é preciso entender que não existe sucesso sem esforço. Você precisa se dedicar ao máximo e buscar otimizar o seu tempo, pois a concorrência é cada vez mais acirrada. 

Para te ajudar a conquistar sua aprovação, preparamos algumas dicas para melhorar seu rendimento na hora de estudar para concurso. Confira!

1 – Estude com antecedência

Nunca deixe para estudar em cima da hora. Inicie sua preparação com antecedência. De preferência, antes mesmo da publicação do edital. O edital do concurso anterior pode servir como base para você dar esse start nos estudos. 

Começando com antecedência você também terá tempo hábil para planejar a sua preparação e conseguir estudar todo o conteúdo programático. Além disso, você estará iniciando seus estudos muito antes de diversos concorrentes. Assim, já começa em vantagem sobre a maioria dos candidatos, que deixam para estudar só depois da publicação do edital.

2 - Não deixe nenhuma disciplina de lado

Estude todas as disciplinas que constam no conteúdo programático do seu edital. Além disso, o estudo deve ser intenso, pois basta um pequeno erro em uma das disciplinas para colocar tudo a perder. Também é importante ter em mente que não basta dominar bem uma ou outra disciplina; é preciso uma boa performance em todas. 

3 – Faça um plano de estudos

Procure organizar um plano de estudos, aproveitando todo tempo disponível. Os especialistas recomendam que, além de fazer um curso, o candidato também estude em casa sozinho. 

Uma outra recomendação é para que o candidato, em seu plano de estudos, reserve tempo para fazer constantes revisões da matéria e muitos exercícios, a melhor maneira para fixar todas as disciplinas. O importante é não desistir, não desanimar e continuar estudando. 

A primeira etapa para criar seu plano de estudo é montar um calendário de estudos, considerando algumas técnicas de gerenciamento de tempo. Com isto, até o dia da prova você irá conseguir estudar e revisar todas as disciplinas do edital, de forma equilibrada e lógica, reduzindo interrupções desnecessárias e mantendo a concentração e a agilidade mental; além de testar seus conhecimentos por meio de resolução de questões e simulados.

Defina a data em que deseja iniciar seus estudos e a data prevista para terminar (quando você já tiver a data da prova, definirá esta data como final. Antes da publicação do edital, você pode estimar uma data.); Defina quantas horas por dia você tem disponível para estudar e quantos dias na semana vai estudar. É muito importante criar metas realistas, para conseguir realizá-las. Assim, você  não vai se frustrar e perder a motivação ao longo do processo. Depois de definir quantas horas vagas você tem para dedicar ao estudo, você vai dividir essas horas pelas matérias do dia; Defina um tempo para resolver questões; Depois de estudar todo o edital é muito importante fazer simulados, pois através desta atividade você poderá medir seu desempenho e ver quais matérias e temas precisam ser estudados com mais afinco; Busque alternar as matérias durante o dia para dinamizar o estudo e dê pequenas pausas (isso ajuda a manter a mente atenta). Exemplo: de 7h às 8h - Estudar Língua Portuguesa (defina previamente o assunto que irá estudar); de  8h às 8h15 - descansar; de 8h15 às 9h15 voltar a Estudar Língua Portuguesa; de 9h15 às 10h15 - Estudar Direito Penal (defina previamente o assunto que irá estudar); e por aí vai.

4 - Revise o conteúdo com frequência

Diariamente somos bombardeados com milhares de informações. Uma grande parte delas não fica armazenada em nossos cérebros por muito tempo. E isso é bom, porque se fossemos armazenar toda informação que chega até nós, não teríamos “espaço” para o que realmente importa.

De forma bem simplificada, nosso cérebro funciona mais ou menos assim: se temos contato com uma mesma informação várias vezes, ele entende que ela é importante e precisa ser armazenada por um longo prazo. Por outro lado, se vemos uma informação uma única vez e nunca mais a acessamos, ele entende que aquilo não é importante e pode ser descartado após um curto período.

Sendo assim, se o objetivo é reter a informação, após estudar é importante revisar cada lição mais de uma vez e de diferentes maneiras. O ideal é que a revisão seja feita, se possível, diariamente. Mesmo que seja uma simples leitura do que você estudou no dia. O importante é sempre dar uma olhada no que foi estudado, principalmente nos assuntos que você costuma ter maior dificuldade.

5 - Faça exercícios e simulados

Praticando com regularidade o que aprendeu, a informação continuará sempre “fresca” na memória. Mas se passar um tempo sem praticar, ela será descartada pelo cérebro, uma vez que ele não verá utilidade nela. Portanto, coloque em prática tudo o que aprender, resolvendo o maior número questões possível, além de provas anteriores do mesmo concurso e/ou provas realizadas pela mesma banca.

Além de manter a memória trabalhando, os exercícios e simulados te ajudam a ver onde você precisa melhorar. Assim, você pode focar seus esforços naquelas matérias que está com maior dificuldade.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 16 de October de 2020