Dificuldade para estudar em casa? Confira essas dicas!

Estudar em casa é um verdadeiro desafio. Mas com as 5 dicas que separamos para você, sua jornada ficará muito mais fácil. Confira!

O ensino a distância tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos, devido aos benefícios que proporciona aos estudantes. Principalmente durante a pandemia, quando o EAD era a única opção para continuar estudando. Mas além disso, ele ainda oferece flexibilidade, otimização de tempo, economia e, na maioria dos casos, uma autonomia que favorece o desenvolvimento do aluno.

Mas, apesar de todas as vantagens, estudar em casa ainda pode ser um verdadeiro desafio para alguns. Isso porque é necessário ter muita disciplina e força de vontade para se manter motivado até o fim. Para te ajudar a superar os desafios de estudar sozinho, separamos 5 dicas que vão ajudá-lo a manter o foco, a concentração e a motivação durante esta trajetória até seu objetivo (seja ele uma prova da escola, da faculdade, vestibular, ou concurso público). Confira!

1 - Desenvolva uma rotina de estudos

O primeiro passo para estudar com eficiência em casa é criar uma rotina. Então, procure estabelecer um local fixo dentro de casa para estudar e, se possível, sempre no mesmo horário. Ao fazer a mesma atividade todos os dias, no mesmo local e horário, nosso cérebro cria um padrão, até que isso vira um hábito.

2 - Envolva toda a família

Para o estudo em casa dar certo, a colaboração da família é fundamental. Se você tem filhos pequenos, principalmente. Então é importante organizar uma conversa com todos que moram com você e definir: os espaços da casa para os estudos e os horários de estudo e de lazer. Importante deixar claro também que, naqueles horários destinados aos estudos você precisa ter silêncio e não deve ser interrompido.

3 - Afaste as possíveis distrações 

Você quebra a concentração nos estudos e, muitas vezes, passa mais tempo vendo as notificações do Instagram do que resolvendo exercícios? Não consegue resistir a tentação de dar uma olhadinha no Whatsapp quando ouve o som de mensagem nova chegando? Então essa dica é essencial para você: desconecte-se das redes sociais enquanto estiver estudando! Afinal, é impossível conseguir concentrar-se em duas coisas ao mesmo tempo. E o estudo deve ser sua prioridade. O mesmo vale para TV ou qualquer outra coisa que você sabe que tira sua concentração.

4 - Não passe o dia todo de pijama

Nós sabemos o quanto é tentador passar o dia inteiro de pijamas quando se está estudando ou trabalhando em casa. Mas acredite: esta está longe de ser a melhor opção quando o assunto é produtividade.

O maior obstáculo para se adaptar ao estudo em casa é, justamente, a indisciplina. E passar o dia inteiro de pijama não vai te ajudar em nada a criar uma rotina de estudos consistente. Pelo contrário: para sair de “estudando de pijama sentado na cadeira” para “tirando um cochilo que dura a tarde toda” é um pulo. Então, procure se arrumar como se você fosse sair de casa para estudar. A partir do momento que você sentar no seu local de estudos, é como se você tivesse chegado ao curso: nada de interrupções. Exceto, é claro, aquelas pausas programadas, que são essenciais para manter seu cérebro focado.

5 - Evite estudar na cama ou no sofá

Evite estudar em lugares onde você pode acabar pegando no sono e esquecendo do seu verdadeiro objetivo. Além disso, no sofá ou na cama você não conseguirá apoiar confortavelmente toda a sua coluna. Quando você estuda na cama ou no sofá, a tendência é se curvar sobre o material. A má postura vai te causar dores nas costas e pescoço, atrapalhando seu rendimento nos estudos. Afinal, ninguém consegue se concentrar sentindo dor, não é mesmo? E, com o tempo, a postura ruim ainda pode te trazer problemas de saúde mais sérios.

 

Agora que você já sabe como vencer a dificuldade de estudar em casa, é hora de colocar em prática o que aprendeu aqui! E saiba que você não precisa tentar fazer tudo sozinho. A Degrau Cultural continua aqui para te ajudar. Siga a gente nas redes sociais e confira todas as nossas dicas para melhorar seu rendimento nos estudos. Conheça também nossos cursos online, presencial Degrau Live!

 

Fale agora com um consultor!

Publicado: 27 de November de 2020